8.1.16

Com o fim das festas e a vinda do novo ano, virei-me para os vegetais. Estive também em limpezas e fui dando conta dos diferentes tipo de arroz, massas, grãos e sementes que se vão acumulando na despensa. É uma missão para o início do ano, esvaziar a depesna (e comer arroz um ano fora de prazo).
Bom, gastando legumes, fiz sopa de couve-flor e coentros (1 batata média, uma couve-flor de cerca de 1kg,  meia chávena de ervilhas, 1 dente de alho, um molho de coentros e outro de salsa, scallions que pediam para ser gastos, e creio que foi só). Ao servir, espremo sempre um pouco de sumo de limão para avivar a sopa, um fio de azeite, pimenta moída na hora.

Assei grão de bico: passei por água uma lata de grão de bico, deixei escorrer e estendi-o na travessa. Sequei com algumas folhas de papel de cozinha e deixei-o ficar. Numa taça, misturei 1/2 colher de sopa de azeite, uma colher de sopa de curcuma, outra de garam masala, um nadinha de cominhos, sal e pimenta. Nesta taça voltei a colocar o grão, cobri-o com os temperos, foi ao forno a 200ºC praí 30 minutos (não me recorco bem, é ir vendo). Assei também abóbora e curgete seguindo o mesmo esquema.

Esta semana decidi cozinhar um bocado de arroz preto: pu-lo de molho ao longo de um dia (estava em casa por isso podia ir mudando a água) e à noite cozi-o. A proporção foi 1 copo de arroz (antes de demolhar) para 2 de água. Pus também um alho. À água a ferver com sal, juntei o arroz e o alho, e deixei praí 10/15 minutos, não sei ao certo. Na dúvida, basta ir à internet.

Com isto fui fazendo pequenas taças de arroz e legumes, às vezes com folhas de rúcula ao barulho, mais ou menos limão, salsa ou coentros, um dia pus um ovo, outro dia arrisquei com sriracha. Hoje assei mais brócolos e fiz um molho de tahini e miso, como sugere aqui a Deb.

Nos proximos dias vou acabar com o resto de soba noodles que está na despensa. A ver!


No comments: