3.12.14

One-pot meals

Domingo cozinhei com o que tinha no congelador (feliz por finalmente conseguir ver as paredes do mesmo): uns nacos de barriga de porco fumada do Toni (o pai da enfermeira mais fixe do London) ali a deixar uma bela camadinha de gordurinha no fundo do tacho. Dourei carne de vitela picada generosamente e quando pronta, tirei para um prato. No mesmo tacho, deitei um fiode azeite e fiz um estrugido de cebola e cenoura (quase defunta na gaveta do frigorífico), com alho e louro. Ao fim de 5 minutos, juntei duas malgas de molho de tomate da Hazan, feito no fim do Verão quando os tomates coração de boi já apodreciam na vitrine da frutaria. Deixei que fizessem o amor, porque um tomate congelado precisa de tempo para voltar à vida. 10 minutos depois, com o tacho em lume brando, voltei a juntar a carne e uma couve lombarda em juliana (também congelada algures no tempo). Ajustei os temperos (sal, pimenta moída, piri-piri) e deixei assim o tacho, no seu business. Quando me pareceu bem desligar o lume, servi com raspas de parmesão, mais pimenta e um nadinha de sumo de limão (porque cenas de tomate e limão é amor).

Depois lembrei-me que poderia ter juntado um pouco de feijão a isto, ou ter feito arroz integral para acompanhar. Mas não fiz nada disso e servi assim, porque posso, porque é o meu prato.

_____________________

Como almocei disto até hoje (quarta.. Sim, tenham pena da minha inércia), voltei aos tachos e olhei para uma abandonada abóbora manteiga em cima da banca da cozinha. Oven butternut squash risotto. Um só tacho, e faz-se no forno. Caguei no arborio e abracei o português carolino. É arroz de abóbora manteiga e nada mais. Moí salva seca para o estrugido e usei caldo de galinha em vez de vegetais.Vi-me perante um grave caso de comfort food com (quase) zero esforço (debati-me um pouco com a abóbora). Ignorei o parmesão e servi com queijo de cabra Palhais e um fio de azeite. E um rissól de pescada do Pingo Doce (porque uma tipa precisa de ómega 3).

E duas dicas do Food52;
One-pot meals
10 easy weeknight dinners

No comments: