23.3.14

Uma grande lista

Inscrevi-me nisto e tive o meu primeiro cabaz. Nele tinha (é uma lista grande):
Romanesco (já cortada em floretes), brócolos (também cortados mas com a rama), espargos, espinafres bebé, um molho de coentros, outro de hortelã-pimenta, nabiças, couve coração, duas alfaces muito giras, alho-francês, snap peas, rabanetes com rama (que excitante!), cebolas, laranjas, maças, e acho que não me esqueci de nada.
Assim sendo, a minha missão é cozinhar isto tudo durante a semana. Here's the plan:

os brócolos serão escaldados e temperados com esta vestimenta. Isto é façanha já repetida, na semana passada fiz o mesmo acompanhada com um filete de peixe gato simplesmente cozido em água fervente (queria manter o sabor e a textura). A verdade é que isto é tão simples mas tão saboroso, é surpreendente (mas com os filetes lá do peixe gato, não há como enganar, de todas as formas serão maravilhosos)

os rabanetes, fiquei de olho nisto e nisto. Há também esta opção mas, embora promissora, parece-me demasiado complexa para os próximos dias;

as snap peas, hoje fiz duas mãos cheias delas com um filete de salmão (dica: na peixaria onde costumam ir, peçam para fazer filetes a partir do rabo de salmão, sai mais barato). Cozi-as em água fervente com um pouco de sal e passei-as na frigideira onde cozi o filete (o filete foi feito na frigideira sem óleo, apenas sal, limão e aneto seco). Com o lume no máximo, salteei as ervilhas na gordura do salmão, juntei uma colher de molho de ostras, um cheiro de vinagre de arroz e 2 colheres de sopa de molho de soja escuro (é o de sabor mais suave, outro substituto é o Kikkoman que é também menos salgado). Deixei uns minutos, e pus no pratinho com o filete. Verti o molho por cima. Umas gotinhas de sriracha para dar punch e umas sementes de sésamo tostadas. Prontinho, o meu almoço;

assunto sério: os espargos. Uma pessoa não pode estragar isto...! Numa fritatta com feta e espinafres, numa quiche com a romanesco e o alho francês, com peixinho e cenouras num papillote, com molho de iogurte e aneto ou só na frigideira com sal e pimenta e com um ovo em cima.

as nabiças vão para a sopa (500g abóbora, 2 curgetes grandes, 1 cebola, 4 dentes de alho, o molho de nabiças, sal e azeite);

os coentros (que se acumulam cá em casa...) vão para aquela sopa da couve flor e quem sabe para umas amêijoas!


No comments: